sábado, 30 de março de 2019

Resenha - A Paciente Silenciosa


Título:  A Paciente Silenciosa
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Classificação: 
Páginas: 350
Sinopse: Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. 

Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. 

Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
OBS: Livre de Spoilers

Resenha: Para quem não sabe esse ano o blog foi escolhido para ser parceiro do grupo editorial Record e o primeiro livro que recebi foi A Paciente Silenciosa de Alex Michaelides. Recebi o exemplar junto com os outros parceiros pelo V.I.B. sendo uma prova antecipada, pois o lançamento está previsto para 29 de Abril.
O livro vem sendo aclamado lá fora e ficou no topo da lista várias semanas no New York Times. Curiosa embarquei imediatamente na leitura e me vi grudada no livro do inicio ao fim e só consegui desgrudar da história quando finalizei a leitura.

Alicia Berenson é uma famosa artista que em seus plenos 33 anos assassinou seu marido Gabriel com cinco tiros na cabeça e depois tentou se suicidar. Sem sucesso, Alicia acabou ficando em silencio sem dizer uma palavra sequer do ocorrido. Sendo considerada com transtornos mentais, ela acabou sendo internada na clinica Grove para permanecer em tratamento lá até tudo se resolver.

Se passaram 6 anos depois do ocorrido e a noticia que na época virou manchete em vários jornais foi sumindo e aos poucos as pessoas começaram a se esquecer de Alicia, mas se tinha uma pessoa curiosa com o caso era Theo Faber um psicoterapeuta que já tinha trabalhado com outros casos e pacientes conturbados. 

Theo acaba descobrindo que surgiu uma vaga para psicoterapeuta na clinica Grove e acaba se candidatando e admitido para o serviço, curioso com Alicia Theo aos poucos vai conhecendo melhor a paciente e tentando entendê-la para sim tentar tratar ela. 
Porque Alicia ficou silenciosa? O que será que causou toda essa tragédia em sua vida? Com visões do diário da Alicia, o ponto de vista de Theo e também a narração de sua história de vida, vamos aos poucos descobrindo  a história completa de Alicia e o porque que o silêncio se tornou presente em sua vida. Será que Alicia é realmente a assassina? Será que nós seremos capaz de entender a verdade?



A Paciente Silenciosa se mostrou uma história bem interessante, com um enredo que te prende do inicio ao fim, você aos poucos vai se conectando com a história, vai conhecendo Theo e vai conhecendo Alicia e as pessoas que viviam com ela.


O livro é narrado pelo ponto de vista do psicoterapeuta e através dele e de suas conclusões, e vamos entendendo melhor a história e como as peças vão se encaixando. 
Temos também a narração de Alicia através do diário antes do acontecimento e nos mostrando como a personagem era, como era sua rotina e também sua personalidade, deixando o leitor confuso para saber se realmente ela é a assassina da história.

Os personagens que aparecem na história foram bem trabalhados, e em vários momentos ficamos desconfiados se realmente algum deles não faz parte de tudo isso.

Achei interessante o autor explorar um pouco da  psicoterapia no livro, apesar de não ser exatamente aprofundada, tentamos entender um pouco do ponto de vista de Theo, que apesar de ser um especialista, vemos que por dentro ele tem muitos problemas, trazendo certo transtorno para sua vida e aos poucos vamos vendo ele lidar com isso.
As cenas com Alicia são interessantes e vamos aos poucos juntando os fatos, os relatos e ficamos nos perguntando se tudo aquilo é real ou não.

O desfecho foi o que acabou me fazendo dar a nota alta no livro, até o meio da leitura eu estava certa que daria uma nota menor, pois até aquele momento a história não tinha nada de diferente, mas o autor conseguiu criar um desfecho que acabou me surpreendendo e todas aqueles pontos que estavam me incomodando desde o inicio fizeram totalmente sentido depois de descobrir a verdade.

É difícil falar da história sem soltar um spoiler, então recomendo que você pegue o livro e o leia totalmente no escuro, pois a leitura com certeza será mais gostosa e cativante.

Recebi o livro como prova antecipada e a editora avisou que não tinha sido feita uma revisão, mas confesso que fiquei bem vidrada na livro e não reparei em nenhum ponto ou erros ortográficos. E a edição que foi enviada foi muito bem feita, e já imagino o trabalho final do livro que com certeza será ainda melhor.

Para finalizar, posso concluir que A Paciente Silenciosa se mostrou um bom suspense capaz de prender o leitor do inicio ao fim, trazendo uma trama repleta de surpresas e reviravoltas.

15 comentários

  1. Olá, Jéssica.
    Eu gostei bastante do livro, mesmo o andamento dele tendo sido meio parado e a gente ter ficado sabendo onde ia dar. as quando se revelou o que estava acontecendo fiquei de queixo caído. Mas acabei tirando um ponto da nota por causa do final aberto. Sou dessas que gosta de tudo bem explicadinho hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess,
    Acabei de ler a resenha da Sil desse livro e agora você me vem com mais uma resenha elogiosa... QUERO QUERO QUERO.
    Não tenho dúvidas de que vou devorar a obra!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess! Eu achei a história bem legal, todo aquele clima duvidoso me prendeu fácil e foi uma excelente leitura. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Hey Jess! Tudo bem?
    Eu só tô vendo elogios pra esse livro no pessoal que recebeu ele na vib.
    Adorei a sua resenha e estou super ansiosa pelo lançamento dele.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess, tudo bem?
    Adorei a dica e fiquei bem curiosa.
    A premissa parece instigante e, como fã de suspense, já quero ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi
    que bom que gostou da leitura, essa é a segunda resenha positiva que leio do livro e fiquei mega interessada, pois parece ser uma boa história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Jeh =)

    Não sou muito de ler suspenses, mas a sua resenha e a da Sil me convenceram a dar uma chance a obra.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica!! Recebi esse livro essa semana e olha mega curiosa pra saber o que de fato rolou com a personagem! Parece um excelente suspense!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jess

    Eu adorei o livro, devorei a história sem nem sentir. Só não curti 100% o final aberto, por isso tirei uma estrela, mas é um livro que com certeza vou recomendar à beça de agora em diante.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. adorei conhecer esse livro, confesso que nao costumo ler mt thriller,mas esse parece eletrizante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita curiosidade em ler esse livro e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa. Será que ela é ou não é a culpada?!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Jéssica, tudo bem?
    Pela sua resenha a trama parece ser bem instigante. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Jessica,

    Não conhecia esse livro e essa é a segunda resenha que eu leio dele, gosto do gênero e fico feliz em saber que a história é boa....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jess!
    Depois das resenhas que vejo, eu tenho que ler esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Jeh!
    Esse livro com certeza está na minha listinha! Que bom que acabou te surpreendendo! Estou curiosa, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Jessica Andrade

imagem-logo