quarta-feira, 8 de abril de 2020

Resenha - A Pequena Livraria dos Sonhos





Título: A Pequena Livraria dos Sonhos
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Classificação: 
Páginas: 304
Sinopse:  Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.
Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.


A Pequena Livraria dos Sonhos é um dos romances fofos que a editora Arqueiro publicou no ano passado. Fazendo parte do selo Romances de Hoje, a história trata de uma jovem que ousou sonhar e transformar seus sonhos em realidade.

Nina Redmond é uma jovem bibliotecária que ama demais seu emprego e sua vida pacata no meio de livros e histórias. Tímida e gentil, Nina está contente com sua vida comum tranquila, mas as coisas começam a mudar quando ela descobre que a biblioteca em que ela trabalha vai fechar e que se ela quiser manter seu emprego ela precisará trabalhar com tecnologias e sistemas para a nova empresa que vai começar no local.
Perdida e sem rumo, Nina sabe que não quer deixar de trabalhar com seus livros e mostrar histórias para outras pessoas, com muitas incertezas ela acaba descobrindo que quer abrir sua própria lojinha de livros. Mas sem muitos recursos ela não tem muitas opções, dai surge a ideia de comprar uma van e vender seus livros com ela. 


Vendo um anuncio de uma van perfeita para montar uma lojinha, Nina parte para a Escócia nas Terras Altas para comprar a van e realizar seu sonho, mas quando chega lá ela fica encantada com as maravilhas e calmaria da cidadezinha pacata que não sabe se realmente quer voltar para sua cidade turbulenta. Em meio a acasos e destinos, Nina acaba tendo que se mudar para o vilarejo e lá ela vai embarcar em busca de seus sonhos, conhecer novas aventuras e talvez até mesmo se apaixonar.


A Pequena Livraria dos Sonhos é aquele tipo de livro fofo e gostosinho de se ler sentada no sofá com uma boa xícara de café e uns bolinhos. Sabe aquela história fofa e encantadora que faz você suspirar e sonhar acordada? Esse livro é totalmente assim e a leitura é totalmente fluida fazendo você ler tudo em uma sentada.

Nossa personagem que de inicio é bem tímida e sonhadora, evolui grandemente na trama e achei muito bacana a autora ter colocado uma personagem retraída, cheia de duvidas e anseios, mas que resolveu dar uma chacoalhada em seu destino e arriscou tudo pelo seu sonho. É difícil hoje a gente se jogar de cabeça em algo que sonhamos e arriscarmos tudo por isso, principalmente ela que teve que até mesmo mudar de país e de cenário para poder realizar seu desejo.

Achei muito legal isso, e acho que essa é a mensagem principal da história. Nunca desistir dos seus sonhos, mesmo que eles pareçam impossíveis, você tem que tomar coragem e arriscar, afinal, a vida é só uma mesmo.

Os personagens secundários são totalmente cativantes! Desde o cachorrinho fofinho até mesmo a senhorinha do vilarejo. Todos se fazem importantes na história. E Achei muito legal por ser um vilarejo pequeno, todos se ajudam e ninguém tem inveja ou rancor de alguém, quando alguém precisa, todos param e vão lá dar uma mão.

Achei legal também a autora jogar uma certa ''realidade'' no romance da Nina. Como ela é uma leitora voraz e gosta de romances, ela sempre sonhou com um príncipe, um cara doce, gentil que iria levar ela para passear pelos campos, tomar chá e comer doces. Então aos poucos ela vai entendendo que apesar de tudo nos livros parecerem um conto de fadas, na vida real não é bem assim e que apesar de ela ter encontrado seu verdadeiro amor, ele não é o príncipe dos sonhos dos livros dela.

Outro ponto de gostei foi a exploração da ambientação da Escócia. Foi fácil se imaginar em lugar tão lindo e maravilhoso. A autora por ter morado lá, dá detalhes da cultura, das festas e da rotina das pessoas, e dá vontade de largar tudo e ir morar em uma cidadezinha do campo igual aquela.

O romance não foi forçado, foi sendo inserido aos poucos na trama, e se desenvolveu melhor já no final do livro, pois o foco no começo é acompanhar a rotina nova da Nina e ver ela se virando sozinha para se manter e seguir com seus objetivos.

A diagramação da editora, está muito bem feita e não encontrei erros durante a leitura. Tambem adorei a arte da capa, pois traz aquele ar fofo para o livro.

Para concluir, posso dizer que 
A Pequena Livraria dos Sonhos vai te motivar a correr atrás dos seus sonhos, vai fazer você suspirar com um romance gostoso e vai fazer você se encantar por um país e um lugar totalmente mágico.

É um romance que vale muito a pena ser lido.



15 comentários

  1. Que resenha maravilhosa! Me deu mais vontade de ler esse livro! Está na minha lista dos que quero ler, no Skoob. Amei, amei, amei!
    Beijos,
    Gêmeas De Rosa

    ResponderExcluir
  2. aaaaa já quero para mim! Será que tem na internet ? Vou procurar haha beijos adorei

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica como vai? Esta estória me parece encantadora não é mesmo! Adorei a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Impossível não amar livros assim, eu gosto muito desse estilo! Já anotei a dica. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess, eu adorei tb, acho que poderia ter tido um pouco mais de páginas no final, mas eu amei a ambientação e os personagens secundários!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi
    adoro histórias assim, parece ser bem envolvente e com uma personagem cativante e acho legal que ele também fala de seguir os seus sonhos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: resultadopernambucodasorte.net

    ResponderExcluir
  8. ah adorei conhecer esse romance em mais detalhes e com certeza fiquei bem curiosa pra ler!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Esse ano me aventuro nesses romances contemporâneos da Arqueiro. As capas são fofas e eu sei pelas sinopses que eles irão me agradar bastante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess! Terminei essa semana e amei. Achei a história bem desenvolvida e otimista. Já até comprei o outro da autora, espero que seja tão bom como esse.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Olá, Jéssica.
    Eu não quis ler os livros dessa coleção por falta de espaço aqui em casa. Mas ultimamente tenho visto tanta resenhas dos livros que quase que já estou mudando de ideia. Acho bem legal a história ressaltar isso do homem ideal só existir nos livros porque infelizmente tem gente que nunca vai ter um relacionamento satisfatório por ficar esperando o príncipe encantado das histórias e ele nunca vai chegar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Opa, tudo bem por aí?

    Que capa bonitinha! Fiquei sabendo recentemente dessa iniciativa da Editora Arqueiro com o "Romances de Hoje" e, pelo visto, as edições dos livros lançados nesse selo estão muito lindas. Achei uma proposta muito massa, afinal, precisamos cada vez mais de medidas que façam a literatura permanecer presente para sempre. Investir em romances atuais é garantir que o gênero permaneça sempre em constante evolução. Adorei a resenha!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica!
    Eu adoro a ideia do enredo do livro e sabendo que você gostou tanto assim me motivou ainda mais para ler. Eu amo ler livros que tem personagens que trabalham em livrarias rs.
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  14. Oi Jess,
    Eu amo demais esse livro, é inspirador, apaixonante e é daqueles de nos trazer esperanças de dias melhores.
    Virei fã da autora só pela introdução a obra, acho que foi 'gente como a gente' e o bom humor foi contagiante.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Jéssica Andrade

imagem-logo