domingo, 8 de julho de 2018

Resenha - O Espelho Secreto



Título:  O Espelho Secreto
Autor:   M. J. Putney
Editora: Bertrand Brasil
Classificação: 
Páginas: 308
Sinopse: Aos 16 anos, Lady Victoria Mansfield, Tory, a caçula do conde e da condessa de Fairmount, tem por destino uma vida encantadora e uma gama de pretendentes à sua altura. Até que uma assustadora descoberta ameaça arruinar sua vida e denegrir o nome de sua família para sempre: seu sangue está contaminado… por magia. Quando um terrível acidente obriga Tory a revelar seus poderes mágicos, ela é imediatamente exilada para a Abadia de Lackland — um reformatório para jovens de sua posição social que também carregam o terrível dom da magia. O maior desejo da garota é ser curada, voltar para casa e, talvez, recuperar um pouco de sua vida despedaçada. Em vez disso, porém, a curiosidade e a atração pela magia levam a jovem a se unir a alunos rebeldes, que resolveram usar seus poderes mágicos para proteger a Inglaterra.


Resenha: O Espelho Secreto foi um livro que quando vi sua capa e sua sinopse fiquei muito interessada em ler ele, foi como se fosse um olhar a primeira vista e tivéssemos uma conexão. E posso dizer que minha intuição estava bem certa, o livro é muito bom.
A história se inicia na Inglaterra no início do séc. XIX um mundo repleto de magia, onde magia é praticada pelas pessoas mais simples, os plebes, porem é condenada para os nobres. Nessa época um nobre não deve se ter magia em seu sangue e se tiverem eles precisam ser curados e com isso surgiu a escola para esses jovens.
 “ A magia é algo sedutor.. por isso é tão perigosa.”

Victoria Fairmount é uma jovem de 16 anos, filha caçula de sua família e em breve será apresentada à sociedade para um futuro casamento promissor, já que os Fairmount são respeitados e muito conhecidos pela alta sociedade. Por terem essa fama, seu pai acaba sendo muito rígido, porém algo muito relevante para sua posição social, já sua mãe é mais calma e doce com os filhos. Mas as coisas começam a ficar diferentes quando nada Victoria acorda flutuando em seu quarto e descobre que possui magia.
“ O perigo vem da sociedade, e não da magia em si.”

Fingindo ser normal, e tentando entender melhor como funciona seus poderes, Victoria terá que  se esforçar para que ninguém descubra seu dom, mas infelizmente algo terrível acontece em uma festa dada por seus pais e Tory se vê sem  escolha a não se revelar sua magia para salvar uma pessoa da família.
Inconformados, e resignados por ela ter magia, sua familia não pensa duas vezes e mandá-la para a famosa escola de Lackland para que ela possa se curar dessa maldição.



‘’Como a magia pode ser anormal se tanta gente a possui? ... Anormal é fingir que a magia não é real quando ela é."

Na Abadia de Lackland crianças e jovens até 21 anos tem seus poderes "bloqueados" e aulas param que possam se livrar da magia ou ao menos bloquea-la totalmente de seu corpo e espírito, para que com sorte possam ser aceitos de volta por suas famílias, com uma posição inferior, sendo treinados e talvez conseguir com sorte um bom casamento com àqueles antes considerados impróprios para sua classe social, porem o que nem todos sabem é que no subsolo  da Abadia a magia existe.
 “ – Pelo que sei, ninguém sabe quão corajoso pode ser até se ver face a face com o perigo.”

Tory acaba tendo que ir para o seu pior pesadelo, e ainda mais sabendo que quando voltar não será a mesma de antes e nem poderá ter a vida que sonhou.
Então ela resolve que vai seguir todas as regras do lugar, para poder sair de lá o mais rápido possível. Mesmo que sua curiosidade por aprender mais sobre sua magia a deixe inquieta. Mas logo Tory terá que tomar uma decisão muito importante, pois assim que ela se vê dentro da escola, ela descobre que uma guerra está prestes a acontecer em seu país e que seus poderes talvez sejam uteis para salvar a Inglaterra.
 

O Espelho Secreto é um livro de época voltado para o gênero de romance com muita magia, aventura e pontos históricos. Iniciei a leitura com uma expectativa alta e a autora cumpriu o que eu esperava.
Para quem não sabe Mary Jo Putney é uma autora de livros de romance de época voltados para adultos. Mas nessa trilogia ela resolveu deixar a história mais leve e tirar um pouco do romance hot que encontramos nos livros de época e fazer algo mais juvenil, e a proposta ficou muito boa, já que o foco do livro é na fantasia também.
Posso dizer que quando fomos apresentados a Abadia de Lackland, a escola me pareceu muito com Hogwarts e acho que autora se inspirou um pouco lá sim, mas não temos semelhanças com Harry Potter já que a história é voltada para o século XIX e explora muito sobre Napoleão e a possível invasão a Inglaterra onde vive Tory e os outros mágicos. E também temos um ponto que eu não sabia que teria na história e me fez favoritar a leitura. Viagens no tempo.
Também avançamos para o futuro nesse livro, mas especificadamente em  1940 quando estava iniciando a segunda guerra mundial e Hittler atacava com tudo que podia para conquistar terras. E autora fala com maestria e total segurança sobre as guerras e como tudo estava acontecendo, parece que estamos realmente em 1940 e vendo Hittler atacar cidades, vendo pessoas morrerem e ficarem gravemente feridas. E não esquecemos da magia é claro, é através dela que Tory e seus amigos consegue viajar no tempo e conhecer o futuro.
E o que eu mais gostei de todo o livro além do enredo, foi a autora usar uma história verídica, tentar traze-la para o livro como foi realmente a guerra anos atrás e pegar fragmentos da história e colocar respostas da magia ali, como se realmente tivesse sido mágica algumas coisas boas que aconteceram a vida real, como por exemplo a frota de grandes e pequenas embarcações que salvou 340 mil homens de Dunquerque, pois o Canal da Mancha é turbulento e tempestuoso no final da primavera, e a evacuação não teria sido possível se não fosse pelo clima surpreendentemente calmo durante aqueles dias. Mas, na história a autora consegue dizer que os magos do clima que fizeram o mar fica calmo para ajudar as pessoas a resgatarem os homens na guerra e essas pequenas ideias me fizeram achar a história brilhante. Pois, foram ideias que se encaixaram perfeitamente no enredo.
Já os personagens são todos cativantes, desde Tory nossa personagem principal até Cinthya que no começo não é muito amigável e até mesmo cruel com outras pessoas. No começo quando conhecemos Tory da para ver que ela é de uma classe social alta, filha caçula, uma garota que poderá escolher um bom marido e seguir a linhagem de sua família, achei que ela seria uma esnobe, mas me enganei, Tory é tão simples, tão focada em seus objetivos, que não parece que estamos vendo só uma garota que tem 16 anos. Tory me surpreendeu em sua personalidade e vemos o quanto ela é madura para sua idade, apesar de 16 anos naquela época já se uma idade para se casar, Tory se mostrou muito bem e muito comportada.
Conhecemos também Jack Ranford, um mago climático que é bem carismático, sarcástico e trás um ar mais tranquilo para a história, já que o outros personagens são mais centrados.


Temos também nosso querido Alarde ( novo crush ♥) um marquês que tem uma herança e futuro muito promissor, mas por ter magia precisa se curar na abadia. Só que o que Allarde quer mesmo é lutar e salvar pessoas com sua magia e não esconde-lo Ele é um garoto muito nobre, misterioso e um pouco sombrio, ele não tem tantos diálogos na história, mas o pouco que vemos dele, conseguimos ver uma maturidade enorme.
Há outros personagens que são muito bem explorados e todos os personagens secundários tem um objetivo importante na história, fazendo que eles sejam tão visíveis quanto Tory.
Gostei também da autora abordar o mago Merlin em sua história, através dele tivemos algumas respostas para algumas perguntas.
Só tenho duas ressalvas e nem são sobre  a história em si, o primeiro é que gente que tradução foi essa? De Dark Mirror à Espelho Secreto? Não que não faça sentido na história, pois faz, mas preferia a tradução mais próxima. E a Segunda é que o livro não foi muito divulgado por aqui, uma pena, pois a história é muito boa e poucas pessoas conhece.
Bom posso ficar falando o quão esse livro é bom, o quanto é rico de histórias, quanto tem personagens cativantes, mas só vai fazer essa resenha ficar muito grande e eu já disse isso lá em cima tambem.
O que posso dizer para finalizar é que O Espelho Secreto é um livro muito bem feito, um livro de época com uma história muito criativa, e que tem muito potencial para seus próximos dois livros.
Super recomendo para aqueles que gostam de fantasia.

15 comentários

  1. Oie
    Gostei dessa junção de livro de época com fantasia. A capa é realmente muito bonita e já quero ler. Amei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica,
    Estou me aventurando na fantasia agora e quase comprei esse livro na saraiva.
    O fato de ser série me desanimou um pouco, porque quero terminar a Trono de Vidro antes de qualquer coisa, mas não vou desistir, em breve, quero ler O Espelho Secreto!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica! Bem interessante um romance de época com magia e aventura e ainda com uma pega mais verídica. A capa é bem bonita tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jess

    Eu não sabia que a autora antez escrevia para adultos. Achei bem bacana ela o fato dela usar fatos reais e mistura-los à sua história, gosto quando isso acontece. Mas como o livro tem toques de fantasia eu acho que não leria...

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica,

    Não conhecia esse livro e gostei muito da premissa, a capa é bonita e sua resenha me deixou curioso, dica anotada...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica,

    Eu adoro romances de época, mas nunca li nenhum que misture magia à história e acho que essa pode ser uma ótima combinação quando bem desenvolvida pelo autor e, acredito, que a ambientação antiga das paisagens agrega muito para que esse romance com magia flua e coloque o leitor dentro da história.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jéssica.
    Não lembro de ter visto o livro sendo divulgado mesmo. A sua é a primeira resenha que leio dele e já quero ler. Eu amei a capa e que pena que mudaram o título na tradução. Isso acontece muito. Pelo o que você disse na resenha a história é incrível e assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess!

    Que demais esse livro parece ser! De cara já me encantei com a capa, e a história repleta de magia, aventura e romance também me atraiu bastante. Adorei a resenha, ainda não conhecia a obra e agora fiquei doida pra conferir!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Jess

    Eu amo a premissa desse livro, viagens no tempo, ambientação histórica, tudo de bom, histórias cheias de amor e magia sempre me prendem. Além do mais essa capa é lindissima. Eu só espero que q editora publique as continuações, o lançamento desse livro foi meio tímido, teve pouca repercussão e isso meio que me assusta porque as editoras tem a tendência de deixr de publicar qualquer livro que não tenha o hype esperado. Enfim, apesar de querer ler a série, vou esperar pelo menos pela confirmação da sequência pois cansei de sofrer com séries canceladas / inacabadas.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jess!
    Gente, um romance de época com fantasia??? EU NEM SABIA QUE PRECISAVA NA VIDA MAS JÁ QUERO!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jess!
    A capa desse livro realmente é muito bonita e chama a atenção, né?
    Eu gosto muito de fantasia, mas faz um tempo que não leio nada do gênero. Acho que vou aproveitar essa sua resenha tão positiva e colocar esse na minha lista para voltar a me aventurar por esse mundo!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Hey Jess! Tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, e eu gosto tanto de fantasia! Vou colocar ele na minha listinha!
    Obrigada pelo comentário.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não conhecia, mas já quero ler . ele mistura dois temos que curto um romance de época com magia, sua resenha me conquistou para ler ele e já fui até marcar como desejado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Sempre leio vários elogios a autora, mas nunca li nada dela.
    Achei legal ser uma pegada mais juvenil.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Amei demais sua resenha, amo histórias de época, principalmente romance, com fantasia então fica perfeito. Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo