quarta-feira, 20 de junho de 2018

Resenha - A Rosa e a Adaga



Título:  A Rosa e a Adaga – A Fúria e a Aurora #2
Autor:   Renée Ahdieh
Editora:  Globo Alt
Classificação: 
Páginas: 364
Sinopse: A jovem Sherazade chegou a acreditar que seu marido, Khalid, o califa de Khorasan, fosse um monstro. Mas por trás de seus segredos, ela descobriu um homem amável, atormentado pela culpa e por uma terrível maldição, que agora pode mantê-los separados para sempre. Refugiada no deserto com sua família e seu antigo amor, Tariq, ela concentra forças para quebrar a maldição e voltar a viver com seu verdadeiro amor.


Resenha: Em A Rosa e a Adaga seguimos os acontecimentos do livro anterior no qual agora nossa personagem Sherazade sabe que seus planos mudaram. O que antes era um plano de vingança acabou sendo dissolvido quando Sherazade conheceu melhor seu marido Khalid no qual não era nenhum monstro que as pessoas dizem que ele é.
Só que ambos agora foram separados e Shazi está em um agora está em um acampamento depois de ser tirada de Rey por Tariq com ajuda de seu pai.
Nesse acampamento ela sabe que não é querida, e sente-se prisioneira de todos que olham com outros olhos depois que se casou com o Califa de Korasan, mas pela sua família, principalmente pelo estado do seu pai, ela tenta se controlar e fingir que não sente nada pelo seu marido.
 "Era porque ambos eram as duas metades de uma só coisa. Ele não pertencia a ela. E ela não pertencia a ele. Ninguém pertencia a ninguém. Ambos eram um só."

Já Khalid do outro lado volta e  encontra seu reino destruído depois de uma tempestade. Ele tenta a cada dia arrumar uma forma de ajudar as pessoas a reconstruir seus lares, mesmo não sendo obrigado a isso. E é claro não tentar pensar em Sherazade, que agora está mais segura longe dele e de sua maldição.
Mas Shazi não ficará de braços cruzados enquanto estiver nesse acampamento. Com ajuda de seu tapete mágico, Shazi vai buscar respostas para quebrar a maldição de Khalid e arrumar uma forma de dissolver uma guerra que está prestes a iniciar em seu reino. Mas será que Sherazade conseguirá reunir forças e lutar contra o grande mal que os espreita?
 "— Já que não pode dizer, pode ao menos me contar quanto me ama?Khalid roçou a ponta do nariz na orelha dela, com um sorriso de gratidão nos lábios.— Das estrelas, para as estrelas.''




A Rosa e a Adaga foi a sequencia de A Fúria e a Aurora da autora Renée Ahdieh e veio para finalizar a duologia da história que a autora criou.
Talvez por ter adorado o primeiro livro, fui com muita sede ao pote e esperava bem mais dessa sequência, mas infelizmente só se mostrou mais do mesmo. Uma narrativa enrolada, perguntas deixadas de lado, respostas tão mal escritas que me deixaram bastante decepcionada.
Não me entenda mal. Renée criou uma história muito rica, os detalhes que ela descreve, a cultura daquele povo é perfeita, os personagens são cativantes, mas essa sequencia foi muito mal feita, ela não deu as devidas explicações das perguntas que criou no mesmo livro e muitas coisas que ela inseriu ao longo da história ela foi deixando de lado e aquilo que no começo parecia ser muito importante, se tornou nada ao longo da história, esquecida pelo tempo.
Talvez o livro merecia ser uma trilogia e assim poderia ser bem mais trabalhado e explorado.
Minha nota final foi relativamente alta, mas foi dada com base nos personagens e a riqueza de estudos que ela teve para falar da cultura daquele povo. Pois se eu fosse dar uma nota baseada no enredo e finalização seria com certeza bem menor.
Falando um pouco dos personagens eles continuam ótimos, ricos em personalidade e diálogos ao longo da história, mesmo a história dando voltas e voltas para chegar a lugar nenhum. Shazi continua sendo aquela garota esperta, com a língua afiada, falando o que pensa e lutando para proteger aqueles que ela ama. E nessa sequencia ela continua do mesmo jeito do livro anterior, claro que faltou algumas explorações em algumas lacunas que a autora abriu no livro anterior, mas fora isso ela continua ótima.
Khalid continua meu crush literário como sempre, bondoso, gentil e é claro muito frio e furioso quando mexem com aqueles que ele se importa. E essa hostilidade e frieza nele combina muito bem com seu título. Irsa a irmã de Shazi aparece mais nesse livro e podemos ver o quanto ela bem construída, uma menina boa, que sonha viver ao lado de sua família.
Tariq também está nesse livro, e gostei como ele pode crescer nessa história. O pai de Shazi também aparece mais, mas ele infelizmente ele me irritou um pouco ao longo da trama, por não explicarem muito sobre os dons dele e também pela sua personalidade que mudou muito do livro anterior para esse.
Sobre a ação do livro, sinceramente achei meio fraca, com uma história se caminhando para uma batalha, virando uma guerra esperava um pouco mais de ação e menos enrolação, mas isso já entra nos meus pontos negativos ali em cima.
O livro não tem tudo ruim, sei que minha resenha parece ser mais ruim do que boa, mas como comentei, os personagens e a ambientação faz valer a pena a história.
Resumindo, posso dizer que com algumas revelações surpreendentes e outras nem tanto, A Rosa e a Adaga infelizmente entra para a maldição do segundo livro com maestria, uma história que tinha um bom potencial, mas que foi mal escrita em termos de explicações para as perguntas que autora mesmo criou ao longo da trama.
Não deixa de ser um livro bom, mas que poderia ter sido muitíssimo melhor com mais explorações e as devidas explicações que não foram feitas.
Deixo minha recomendação com certas restrições.




18 comentários

  1. Oi Jess,
    Ah, a maldição do segundo livro...que pena!
    Eu tenho interesse em ler essa série. Esse segundo volume, me deu impressão que a autora quis apressar pra publicar logo...Mas, espero curtir no geral.

    ate mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jess!
    Eu recebi esse livro da parceria com a editora logo que ele lançou. Porém, ainda está parado na minha estante. O motivo para isso é que eu não li o primeiro ainda hahaha Por isso, deu uma passada de olho na sua resenha, pois não quero pegar nada do livro anterior.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jess

    Talvez precisasse mesmo de uma trilogia. Às vezes o autor levanta tantas perguntas e acaba se perdendo, uma pena que esse livro tenha ficado tão aquém do que você esperava.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica, puxa que pena! Falaram tão bem do primeiro livro e que entendo sua decepção, talvez mesmo um terceiro livro ajudasse a explicar melhoras coisas... de qualquer forma é um história interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jéssica.
    Desanimei agora porque comprei esse livro recentemente, os dois na verdade. Mas vou tentar ler sem muitas expectativa e quem sabe eu goste dele mais do que você hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Sempre que vejo sobre estes livros fico curiosa, ainda não li nenhum mas tenho vontade de conferir esta leitura e triste saber que este volume entrou na "maldição do segundo livro" RSrs infelizmente isso acontece as vezes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Jessica

    poxa, é terrível qd a gente espera uma baita história e vem mais do mesmo!
    Eu qro mt ler a duologia, mas acho que deixarei pra beeeeeeem mais p frente!!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess.
    Que pena que a maldição do segundo livro chegou para esse.
    Todo mundo gosta TANTO do primeiro.
    Eu não li nenhum dos dois, então não posso opinar, mas fico curiosa mesmo assim.
    :)

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Jess

    Eu também gostei bastante do primeiro livro,a chei tudo maravilhoso e justamente por isso ando atrasando a leitura dessa segunda part,e porque pressinto que não será tão boa. Além disso tem mais de Tariq e eu não suporto esse personagem...rsrs

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor!
    Que pena que esse segundo livro te decepcionou um pouco :( Ainda não li os livros dessa série, mas sou doida para conhecer esse universo.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar da franquia e nem da autora! Vou anotar a dica!

    https://clebereldridge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jess! Tudo bom?
    Quando li esse livro, surtei tanto e amei tanto que favoritei e dei 5 estrelas. Hoje eu teria ido por um lado mais 4 porque realmente, tem uma pressa ali no final que poderia ter sido mais desenvolvida. Eu não me importei tanto com a resolução simples, mas a narrativa acabou adiantando as coisas por demais :/
    Mas é uma história linda, com personagens cativantes, no fim das contas. Por isso guardo no coração.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. NÃÃÃOOO, MALDIÇÃO DO SEGUNDO LIVRO NÃO!!!!!!
    Ai que triste, eu gosto tanto dessas capas...
    E acho que desisto de ler a duologia :(
    Uma pena, Jess, mas não quero me arriscar não.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Que pena que este livro não foi o que você esperava. Eu tenho curiosidade pela série, mas não me animei para ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não consigo ler nem um livro, imagine uma série. Preciso mudar urgentemente os meus hábitos! Amei essa história, fiquei tão curiosa para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jess!
    Eu tenho uma amiga que se sentiu assim quando leu esse livro. Foi bom, mas poderia ter sido beeem melhor. O que é uma pena, porque ele tem uma premissa incrível.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  17. Oi Jess! Sério que caiu na maldição? Eu gostei muito do primeiro e esperava que este fosse ser ainda melhor, fiquei desanimada agora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha até achado interessante, pena que entrou para a maldição kkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo