terça-feira, 15 de maio de 2018

Resenha - Bem Atrás de Você



Título:  Bem Atrás de Você   
Autor:   Lisa Gardner
Editora:  Gutenberg
Classificação: 
Páginas: 352
Sinopse: Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos.
Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.


Resenha: Bem Atrás de Você foi minha primeira leitura da autora Lisa Gardner e posso dizer que comecei muito bem a história.
Começamos com o passado de nossos personagens, Telly e sua irmãzinha Sharlah vivem com seus pais em um lugar simples, e precisam se virar com apenas nove e cinco anos de idade. Pois, seus pais são viciados em drogas e bebidas e conforme o tempo passa as coisas só pioram, então chega-se a um ponto onde Telly começa a cuidar da irmã, preparar seu café da manhã, ajudá-la a se organizar para irem à escola e até mesmo as vezes procurar algum jantar para eles. E no meio disso tudo a tensão da casa aumenta cada vez mais. 
“ Essa é a filosofia de Rainie também, e eu gosto dela. Somos todos um pouco quebrados, ela me diz (..) Mas estamos todos trabalhando para tentar nos consertar.”

Após um dia seus pais discutirem, o próprio pai esfaqueia sua mãe na frente das duas crianças, e percebendo que ambos viram o assassinato, o pai parte para cima deles, Telly e Sharlah tanto se defender da melhor maneira possível e quando Sharlah passa um taco de beisebol para Telly ele não pensa duas vezes e acerta o pai diversas vezes, entrando em choque e tendo um ataque de fúria, Telly mata o pai esmagando o corpo dele se nem ao menos perceber. E tendo esse surto, Telly acaba machucando Sharlah e quebrando seu braço no acesso a fúria, e depois disso ambos são separados e vivem em abrigos diferentes.
“ Se existe o bem dentro de mim, porque sinto como se o mal estivesse sempre vencendo?’’

Passam-se oito anos e agora Sharlah está prestes a ser adotada por Pierce Quincy oficial aposentado do FBI e especialista em perfis de criminosos e pela policial Rainie Conner parceira de Quincy.
Sharlah é uma menina introvertida devido ao seu passado e não se abre com ninguém, tirando o fato de seu cachorro Luka que é único no qual ela demonstra afeição, mas apesar disso Sharlah gosta muito de seus novos pais adotivos. E no meio desse momento acontece um assassinato na cidadezinha deles e quatro pessoas foram assassinadas a sangue frio  sem motivos aparentes. E em uma das cenas do crime, o assassino resolve se mostrar a todos na câmera de segurança, seu olhar é de frieza e puro ódio e logo descobrem que o assassino por trás é um garoto adotado chamado Telly Ray Nash.
“ Ele tinha a expressão mais impassível que Shelly já vira. Sem remorso, sem júbilo, nem uma gota de suor na testa. O garoto de olhos escuros fitou Shelly através das lentes. Então levantou o braço e atirou.”



Agora começa uma caçada frenética atrás do assassino, no qual vai deixando várias pistas e algumas migalhas no caminho, mas o mais estranho é que nenhuma das informações bate ao certo, então logo Quincy e Rainie são chamados para ajudar a desvendar o caso e tentar descobrir quem pode ser a próxima vitima de Telly, mas o que eles não esperavam é talvez sua nova filha pudesse estar na mira.
“ Um Spree killer, um assassino impulsivo’’ Quincy virou-se, garantindo que tivesse a atenção completa da xerife. “ Nosso suspeito está em uma onda de matança. (...) O primeiro alvo é pessoal, mais daí em diante o suspeito mata qualquer um, todo mundo que tiver a infelicidade de cruzar seu caminho. Você tem um criminoso de alta periculosidade solto por aí, xerife Atkins. E ele vai matar de novo.”

Bem Atrás de Você pode se dizer que é meu primeiro livro de suspense. Tive contato há muito anos com alguns, mas não finalizei a leitura. Posso dizer que comecei muito bem a entrada desse gênero.
Lisa Gardner tem uma pegada muito boa quando se trata de mistério e suposições. Ela cria um personagem assassino totalmente bem feito, que faz a gente se perguntar qual será seu próximo passo ao longo da história, o porque ele fez aquilo e como isso vai acabar.
Gostei de como ela conduziu todo o mistério e de como participamos diretamente das respostas que conseguimos ao longo da história. Gostei muito de todos os personagens do livro, principalmente a Sharlah, que apesar de ter sofrido tanto, é uma garota muito esperta e muito fiel as pessoas que ela ama. E temos momentos que nem percebemos que ela é só uma garota de 13 anos, parece ser muito mais velha. Ela com Rainie e Quincy se completam, parece até mesmo filha deles, pois eles são muito parecidos em alguns aspectos.
Achei muito legal a autora dar uma alta credibilidade para os personagens secundários também, fazendo com eles passassem a ser muito importantes ao longo da história.
Rainie e Quincy são personagens de outros livros que autora escreve, mas mesmo assim conseguimos ler a história sem nos perder,  pois a autora descreve bem o passado dos dois.


Gostei muito do enredo, porem é um livro cheio de detalhes devido a história, então a leitura é um pouco mais arrastada até chegar no desfecho final, o que para mim não foi um problema devido a curiosidade de todo o mistério envolvendo Telly.
E falando no Tely posso dizer que ele é um personagem quebrado, que sofreu demais, que não sabe o que vai ser no futuro e que sempre desejou ser uma boa pessoa, que lutou com a escuridão para ser o herói em vez do vilão. E gostei muito de como a autora nos introduziu em seu ponto de vista.
O livro é narrado por diversos pontos de vista, já aproveitando para dizer, temos a visão do Telly antes do assassinato, da Sharlah, do Quincy, Rainie, a Xerife Shelly, e também do rastreador de Telly chamado Cal. E cada ponto de vista nos dá uma perspectiva melhor da história.
O final foi bem interessante e bem surpreendente, apesar de eu ter ligado alguns pontos antes de finalizar, a revelação final é algo que não tem como saber de jeito nenhum.
Gostei da diagramação da editora, é um livro com letras menores, mas que não prejudica a leitura.
Posso finalizar dizendo que gostei muito de entrar no gênero de suspense/thriller e que quero conferir mais livros da autora e de outros autores do gênero também.
Se você gosta de suspense, com certeza você precisa ler os livros da Lisa Gardner.

22 comentários

  1. Gostei muito da sugestão, adoro ler livros que me prendam, e que me deixem ansiosa para saber o desenrolar e o final:)

    Beijokas da Camila e Carol

    já estamos de volta e já tem novidades

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  2. Que historia e essa?Nossa ja quero comprar esse livro ja estou ansiosa pra ler.parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Gosto de livros de suspense e este parece ser muito bom, estou vendo só comentários positivos sobre ele.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Jess

    Eu adoro livros narrados desde diversos pontos de vista, acho que deixa a trama mais ágil e prende mais o leitor porque sempre faz a gente se questionar cada vez mais. Eu já havia visto esse livro em outros lugares, gosto da premissa, mas no momento ando meio saturada pra suspenses. Quem sabe futuramente...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que ainda não conhecia esse livro, amei demais a capa e a história. Dica mais que anotada!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros de suspense. MAs faz tempo que nao leio...nao sei pq! Eu amo essa autora, ela escreve muito bem!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess! Eu gostei bastante do livro e adoraria que o restante da série fosse lançado aqui, queria saber mais sobre o passado dos protagonistas.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess!
    Eu sou apaixonada por suspense, então só de ler usa resenha já fiquei curiosa. Quero entender melhor o que aconteceu com cada um deles e o motivo para os assassinatos. Principalmente, qual foi a motivação de Telly. Foi para a wishlist com certeza!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess, tudo bem? Acabei de conhecer o seu blog e já estou amando tudo por aqui! Meu gênero literário favorito é suspense, policial, thrillers e tudo esse mundo louco que deixa aquela adrenalina no corpo da gente, conheci os livros do Coben esse ano e já quero ler todos.
    Quero ler todos da série Myron Bolitar já tenho até o terceiro, assim que terminar a leitura deles compro os outros...rs!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Como assim você não tinha finalizado nada do gênero ainda?? Menina, eu respiro thriller/suspense! Hahaha
    Eu estou com muita vontade de ler esse, mas não comprei por causa do preço. Quero muito saber que fim o Telly terá...

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas adorei a resenha! É bem do jeito que gosto!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. wow deve ser um livro bem interessante , a capa faz nos logo querer ler !
    O Olhar da Marina

    ResponderExcluir
  13. Esse suspense para saber quem é o assassino me instiga e deixa a leitura bem curiosa. Não conhecia esse livro e também não é um estilo que leio com frequência.. mas fiquei curiosa..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Eu gosto dessas leituras no estilo "Sherlock Holmes", faz algum tempo que não leio nada do gênero e acho que seria uma boa pedida.
    Resenha maravilhosa.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Jéssica.
    Esse é o gênero que mais li na minha vida. Teve uma boa parte dela que só lia livros do gênero. Por isso fico feliz que tenha lido e gostado. Eu já tinha lido dois livros da autora antes desse e minhas expectativas estavam altas e mesmo assim ela me surpreendeu.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jess!
    Menina, geralmente eu me perco quando a história tem muitos pontos de vistas, mas pelo que vi aqui na sua resenha, essa quantidade é essencial para o mistério.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  17. Oie Jeh =)

    Estou lendo várias resenhas positivas desse livro e mesmo não sendo um gênero que eu leia como muita frequência, confesso que estou ficando curiosa rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  18. Oi Jess, curti a dica, já quero conferir!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jess!

    Faz tempo que não leio um livro de suspense, e pode ter certeza que depois da sua resenha Bem atrás de você vai ser o primerão que lerei do gênero! Adorei a premissa, principalmente pelo dilema de Telly em fugir da escuridão.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Confesso que esse é um género que não aprecio muito, mas prometi a mim mesmo que este ano iria dar oportunidade a géneros que não gosto muito, talvez me venha a surpreender. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  21. Menina, eu AMO livros assim!
    Nunca li nada da autora, mas não é de hoje que ouço falar bem dela.
    Dica anotadíssima!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  22. Oi Jéssica!
    Eu adoro livros de suspense, até que faz tempo que não leio um desse tipo. Me lembrou os livros do Harlan Coben, se você quiser ler mais do gênero recomendo!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo