sábado, 4 de fevereiro de 2017

Resenha - Jovens de Elite




Título: Jovens de Elite
Autor: Marie Lu
Editora:  Rocco
Classificação: 
Sinopse:  Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração.


Resenha: Adelina Amonteru é uma garota quebrada. Quebrada por uma vida muito difícil e sofrida.
 Há alguns anos uma terrível febre acabou com várias vidas. Aos que sobreviveram a essa febre, eles acabaram sendo marcados com alguma cicatriz e se tornando pessoas diferentes com poderes estranhos. Eles são chamados de Malfettos.
 Os Mafettos são desvalorizados pelas outras pessoas, seres que não deveriam existir no mundo e com Adelina a situação não é diferente. Após sua mãe morrer pela febre ela e sua irmã conseguiram sobreviver. Violetta voltou normal, sem nenhuma deformidade, mas já Adelina perdeu um olhou durante a sua recuperação.

"Fiquem longe das aberrações. Elas dão azar.
A piedade para conosco logo se transformou em medo. O medo, combinado a nossa aparência assustadora, se tornou ódio."

 A única pessoa que sobrou para cuidar delas é o seu pai, que a odeia acima de tudo, acha que possui uma pessoa inútil dentro de sua casa que nunca servirá para nada.
Um dia cansada de ser maltratada e punida pelo pai, Adelina  resolve fugir depois de descobrir que será vendida. Então ela parte em direção a cidade em busca de liberdade, mas só que no meio do caminho ela acaba lutando, e nessa luta descobre que pode invocar ilusões sombrias e trazê-las ao mundo. Um poder da escuridão que surge com raiva e medo, um poder que ela mal sabe controlar, mas que tem o prazer de fazer destruição. Mesmo com seus poderes, ela acaba sendo capturada pela inquisição que serve ao rei.

"Você não é uma aberração. Você não é apenas uma malfetto. É por isso que eles a temem. Os deuses nos deram poderes, Adelina, porque nascemos para reinar."

Sendo levada para ser morta na fogueira, Adelina tem a sorte de ser salva pelo Jovens de Elite, um grupo de malfettos com habilidades impressionantes que sempre estão juntos lutando por uma causa. O seu líder chamado Ceifador acaba recrutando Adelina para entrar em seu grupo e lá ela descobrirá como controlar seus poderes sombrios e em troca os ajudará a destruir o trono atual, se falhar terá um destino pior que a da fogueira.
Em meio ao caos Adelina terá que decidir em lado ficará e por quem ela deve lutar, ela terá decisões difíceis para tomar acima de tudo.
Será que ela conseguirá lutar contra seus poderes ou sucumbirá à escuridão?

"O medo cria as ilusões mais fortes. Todos têm a escuridão dentro de si, por mais escondida que seja. "

Jovens de Elite é uma história inédita, onde nossa personagem principal não é uma mocinha ou heroína da história. Ela é a vilã.

"Alguns nos odeia, pensam que somos fora da lei a serem pendurados na forca.
Alguns nos temem, pensam que somos demônios a serem queimados na Fogueira 
Alguns nos Adoram, pensam que somos filhos dos deuses 
Mas todos nos conhecem. "



Adelina é uma garota que teve toda a sua infância de sofrimento e dor. Uma garota que passou a criar um ódio enorme em seu coração por causa de seu pai. Uma  garota que sente prazer em destruir e machucar aos outros, mas que no fundo, bem lá no fundo, tem ainda um bom coração, mesmo que esteja sendo engolido aos poucos pela escuridão. É uma menina marcada, que não possui mais sonhos e esperança.
 Uma personagem muito difícil e fácil de entender. Talvez se ela não tivesse sofrido tanto, ela não fosse a pessoa que é hoje, mas tudo que ela passou a fez crescer e aprender a sobreviver na sociedade em que vive.
Sua “salvação”  são os Jovens de Elite que resgatam prestes a ser morta. Nesse grupo temos o líder chamado Ceifador ou Enzo que pode conjurar fogo. Ele é outro personagem importante ao longo da trama. A conexão entre dois se torna intensa e forte desde o primeiro momento de encontro. Podemos ver um laço se criando entre eles ao longo da história e é claro um pequeno romance.
Outro personagem importante é Teren, um inquisidor que ao mesmo tempo esconde um segredo sombrio e que só pensa em erradicar os malfettos do mundo. Um personagem que assim como Adelina é um vilão e não é durante a história.
O que achei muito interessante do livro, foi a menção de vários deuses a quem todos podem ter puxados fios de poderes, e isso foi bem criativo por parte da autora, sobre os lugares da cidade de Kennetra foram bem construídos também, sendo feitas várias descrições sobre as regiões.
Um ponto que me fez sentir que faltou algo na história foi o crescimento e trabalho em cima dos personagens, não senti que foram tão bem construídos e acho que isso acabou me frustrando um pouco no final do primeiro livro. Marie não criou um personagem fácil de escrever, é muito fácil quando falamos de mocinhos durante uma história e sobre bondade, mas como narrar um livro onde o vilão é o personagem principal e ainda assim fazer com que o publico goste dele? Eu acho que no geral ela escreveu bem sobre Adelina, mas faltou algo ali para ficar ok.
Foi uma história que quando terminei pensei se iria seguir ou não com a seqüência, mas no fim a curiosidade para  o próximo livro me venceu e vou pegar torcendo para um crescimento maior ao longo da história. Senti que alguns pontos não foram fechados e que deveriam ter terminados nesse primeiro livro e isso me deixou pensativa sobre a história.

No geral Jovens de Elite foi um bom livro, se você gosta de ação, lutas, magia, mortes e guerras, esse é um livro que indico. Marie não nos poupou nas mortes dos personagens, então se preparem. Talvez eu tenha ido com muita “sede ao pote” e esperava uma história avassaladora, mas que no fim foi boa de certo modo.

Espero ler em breve a seqüência e descobrir os segredos por trás de toda essa trama.

25 comentários

  1. Deve ser muito boa essa história, e ficar esperando a continuação é tortura né?!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica,
    Eu quase comprei esse livro na promoção de aniversário da Amazon, mas resolvi dar prioridade a outros que não eram uma série.
    Adoro a escrita da Marie e Legend foi tão incrível que quero conhecer essa obra ainda em 2017.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jessica.
    Eu amei a trilogia Legend da autora e quando vi esse livro acho que fui com muita sede ao pote e ele não alcançou as minhas expectativas. Não que eu não tenha gostado, gostei bastante, mas esperava mais dele. Mas vou querer ler o segundo sim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu quero tanto esse livro. PRECISO comprar.

    Beijos,
    Narah | Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica, eu quero muito conhecer o trabalho dessa autora e quero começar lendo essa trilogia. Faz tempo que estou enrolando para comprar os livros, e nem sei porque, já que quero muito ler. Já fiquei com o coração apertado por saber que personagens vão morrer sem dó. Será que vai ser no estilo George R. R. Martin? (rsrsr)
    Beijokas
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessica! Li muitas resenhas positivas da série, confesso que o fato da protagonista ser vilã me chama bastante atenção. Gosto de livros com bastante ação, quero conferir em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jess

    Eu tenho muita vontade de ler algo da autora desde a repercussão de Legend, mas nunca consigo comprar os livros dela. Acho bacana a proposta desse livro, dela não ser a mocinha, de não ter um olho e etc. Vou ler Legend primeiro para depois me aventurar nesse.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Jess

    Eu amei essa história, já terminei o segundo e vai ficando cada vez melhor. A Adelina é tão diferente, original, que não tem como ficar indiferente à ela, ou a gente ama ou a gente odeia, já que ela mexe com o leitor.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Esta premissa é interessante, mas não faz muito meu gosto de leitura.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu não costumo gostar muito desse tipo de livro, mas achei a história bem diferente, é difícil ver uma vilã como protagonista.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tem um enredo super interessante né?! Sua resenha me deixou muito curiosa pra ler.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. ooi ainda não li o livro mas adorei a resenha ^^
    boa semana
    beijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br
    Facebook : Bella Página
    Instagram: @Bellapagina

    ResponderExcluir
  13. Olaaar! Estou por fora desses livros/lançamentos :c Jovens de Elite acabou não me chamando a atenção, achei meio que mais do mesmo pela sinopse e resenha (que está mt bem escrita) e acabei não me animando. Deve ser pq jogo demais coisas ambientadas nesse tipo de situação.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jessica, tudo bem?
    Lendo a premissa, eu jurava que os sobreviventes teriam alguma vantagem, em vez de sofrerem preconceito haha! =O
    Gostei da resenha, mas não sei se o livro me instigou o suficiente pra eu conferir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Parece ser um ótimo livro, vejo as pessoas falando bem dele. Adorei sua resenha e fiquei curiosa!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  16. Amei essa sinopse e já fiquei imaginando como deve ser o lance nessa sociedade secreta feita só por mulheres. Fiquei curiosa!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser fantástico!! Adoro livros que fogem dos clássicos e tem coisas diferentes assim. Já fiquei com vontade de ler.

    http://www.teoremademahlli.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser bem dinâmico, gostei muito do assunto <3 ia ler de boa!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Jéssica =)

    Não li nenhum livro dessa autora, mas confesso que tenho bastante curiosidade em ler essa série em especial. Faz tempo que não leio distopias e confessa que depois da decepção com Convergente meio que acabei evitando o gênero. Mas a premissa de Jovens de Elite parece interessante.

    Pretendo ler em breve.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  20. Oi Jess! Eu estou gamada nesta série, mesmo odiando a Adelina profundamente. Eu leio torcendo para ela fracassar. Achei muito legal a protagonista ser uma vilã.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  21. Helloo, tudo numa nice?!
    Já li vários livros dessa autora e quando vi Jovens de Elite corri para conferir. Eu gostei da obra e achei diferente, não era bem o que eu estava esperando visto que a Marie tinha escrito distopia antes. Mas fiquei grata pela fantasia. Gostei que ela fugiu do clichê e retratou um 'vilão". Como você, senti que faltou alguma coisa na estória para dar nota máxima. Gostei do Teren e queria um pouco mais dele, pois o achei instigante. Não senti totalmente empatia por Adelina, ela tinha seus momentos.
    De qualquer forma pretendo ler a continuação ainda esse ano.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  22. Ooi Jess, tudo bom??
    Sou louca para ler algo da autora e fiquei super curiosa com essa resenha, adorei saber que envolve deuses, poderes e uma personagem principal que é a vilã! Muito inovador,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  23. Oiê!
    Ah, eu amo histórias em que o protagonista não é o mocinho bonitinho bonzinho nhénhénhé, hahaha.
    Sinto que vou gostar!
    Estou muito curiosa sobre esse livro por causa de várias resenhas. E mesmo que você estivesse esperando algo mais uau, fiquei muito interessada.
    É o tipo de livro que eu gosto, mesmo sabendo que preciso preparar meu coração para não chorar com tantas mortes, hahaha.
    A Marie Lu é muito boa! A série Legend é maravilhosa.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  24. fiquei curiosa pra saber o desfecho dessa obra. Infelizmente ainda não o conhecia. adoro livros de fantasia. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.con

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo