domingo, 14 de junho de 2015

Resenha - Eleanor & Park


Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Classificação: 
Sinopse: Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Trechos:

"Park não conseguia pensar numa forma de se livrar dela no ônibus. Ou de si mesmo. Então, colocou os fones no ouvido antes que Eleanor se sentasse e aumentou o volume.
Por sorte, ela nem tentou conversar com ele."

"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo."

"Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa."

"Os cabelos de Eleanor pareciam arder em chamas ao nascer do sol. Os olhos dela eram negros e brilhantes, e os braços dele a mantinham em segurança. A primeira vez em que a tocou, ele soube."  



Resenha: 
Park é o típico garoto de colegial que fica na dele para não ter problemas com os valentões da escola. Um garoto asiático e fãs de quadrinhos da Marvel que faz de tudo para ficar fora do radar dos outros.
A Rotina para ir a escola de ônibus é a mesma, Park se senta sozinho, coloca seus fones de ouvido e fica lendo seus Gibis.
 Até que um dia a nova garota, uma ruiva que é o alvo das zoações no ônibus, meio gordinha e que se veste super engraçado se senta ao lado dele. 

Quando Eleanor entrou no ônibus para ir a escola a única pessoa que a salvou de mais piadas e humilhações foi um garoto coreano que, mesmo sendo um pouco hostil, cedeu o espaço de seu banco.
Eleanor tem uma vida difícil em casa, e a falta de dinheiro faz com que eles passem algumas necessidades.
 Alem de ajudar a mãe a cuidar dos seus quatro irmãos, Eleanor tem que lidar com o padrasto. Um homem nojento, folgado, ignorante, e violento no qual sua mãe é submissa a ele.


Com o passar dos dias, Park começa notar que Eleanor lê os gibis dele enquanto ele lê a caminho da escola. Depois de um tempo, ele começa a emprestar para ela alguns dos seus gibis, mas sem conversa entre eles, somente o silêncio.
Um silêncio que começa ser preenchido por pequeno diálogos e depois por músicas, U2, The Smiths, Beatles...

Esse livro é lindo, emocionante e o que mais gostei é que a autora aborda temas que muitas pessoas enfrentam no cotidiano como o bullying e a violência doméstica.
A narrativa é em terceira pessoa e intercalada pelos pontos de vista deles.

Eleanor & Park é um romance fofo e muito bem escrito, recomendo a todos! Mesmo aqueles que não gostam tanto de romance.


8 comentários

  1. Já faz um bom tempo que vejo blogs falando sobre esse livro, e confesso que tenho certa curiosidade em ler.
    Me parece ser muito bom *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joice,
      O livro é muito bom rsrs recomendo ele!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Jessica!
    Vejo ótimos comentários sobre esse livro, mas ainda não tive tempo de encaixá-lo na minha lista. Quero conhecer a escrita dessa autora.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Priih,
      Recomendo muito o livro, é aquele tipo de livro que a gente lê e fica guardado em um cantinho especial.
      bjs

      Excluir
    2. Oii Priih,
      Recomendo muito o livro, é aquele tipo de livro que a gente lê e fica guardado em um cantinho especial.
      bjs

      Excluir
  3. Faz tempo que quero ler esse livro. O casal de protagonistas foge muito do convencional. Assim que der eu vou ler. Parabéns pela resenha!

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil,
      Obrigada rsrs
      leia quando tiver uma oportunidade!
      Bjs

      Excluir
    2. Oii Sil,
      Obrigada rsrs
      leia quando tiver uma oportunidade!
      Bjs

      Excluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo